terça-feira, 1 de abril de 2008

Lembranças da Páscoa - Parte 1

Na verdade não foi bem na Páscoa, foi um findi antes, mas ela e o bacalhau combinam tanto q resolvi fazer uma "homenagem", rsrsrs...
Foi a despedida da minha tia então as comemorações gastronômicas foram antecipadas. Esse bacalhau supimpa eu descobri um tempo a trás numa reportagem no Jornal Hoje (ou foi no Fantástico?) e já repeti várias vezes por aqui. É de lamber os beiços!


Bacalhau Luso-baiano

Ingredientes:
1 kg de bacalhau em posta
3 pimentões verdes em rodelas (a espessura depende do gosto)
4 tomates s/ semente (por favor) e s/ pele (se quiser)
1 ou 2 cebolas em rodelas (depende do seu amor por cebolas)
1 dente de alho picado, amassado, ralado, o q for mais fácil pra você
1 kg de batatas em rodelas
azeite de dendê (a quantidade vai muito do gosto pessoal, como aqui em casa todos somos baianos eu uso 1 xíc., 1 1/2, vai no olho mesmo, e dependendo de quem vem almoçar eu substituo uma parte por azeite de oliva)
1 garrafinha de leite de coco
sal e pimenta a gosto
6 ovos cozidos cortados do jeito q você achar mais bonito
azeitona e cheiro verde pra enfeitar

O bacalhau e a batata recebem uma fervura leve (você pode ferve-los juntos ou ferver a batata na água do bacalhau ou guardar essa água pra usar em outra receita), não é pra cozinhar. Depois, numa travessa grande coloque camadas de cebola, pimentão, batata, tomate, o alho e bacalhau e um pouco de cheiro verde. Despeje parte do azeite e faça outra camada. Depois que a travessa estiver completa coloque uma folha de louro (se quiser) o restante do azeite e o leite de coco por cima de tudo. Levar ao forno médio, não muito quente, por 30 min. Retire do forno, enfeite com os ovos, as azeitonas, o cheiro verde e regale-se!
PS- na foto, a panela atrás do bacalhau era um vatapá arretado da tia.... ê saudade...

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails