sábado, 5 de abril de 2008

Lembranças da Páscoa - Parte 2

Na série "homenagem à Páscoa" entra esse bolo de chocolate deliciosíssimo. É uma receita que eu peguei do "Receitas de Nigella" há um tempão, mas nunca tive uma boa desculpa pra fazer. Porque, como vocês vão repara na receita a seguir, esse bolinho é uma bombinha calórica, porém uma deliciosa bombinha. Ele fica com uma textura maravilhosa, não fica pesado nem doce-enjoativo. Por isso arrume uma desculpa, mesmo que esfarrapada, e caia de boca!Minha desculpa foi a despedida da tia Dina que ia voltar pra Bahia no dia seguinte. A mesma tia que rendeu o bacalhau uns dias antes (êita despedida comprida e boa...)
Bolo de Chocolate (Sensacional) da Nigella
Ingredientes:
175g de manteiga derretida
125ml de óleo
300ml de água gelada
400g de farinha de trigo
250g de açúcar (se vc tiver açúcar demerara em casa pode trocar)
100g de açúcar mascavo
50g de cacau em pó (se não tiver pode trocar por chocolate em pó, não é bom usar achocolatado aqui...)
3 ovos
200ml de sour cream*
essência de baunilha a gosto
2 cl (chá) de fermento
1 cl (chá) de bicarbonato
*sour cream ou creme azedo é praticamente impossível de achar por essas bandas, mas há substitutos bacanas que eu encontrei aqui e aqui. Nessa receita eu optei pela dica da Valentina.
Vamos lá, primeiro derreta a manteiga e deixe ela esfriar um pouco. Enquanto isso separe os ingredientes secos numa tigela e reserve. Pegue a manteiga de novo e misture com o óleo e a água, dê uma misturadinha com u
m batedor de ovos, coisa leve. Junte essa mistura com os secos e mexa até ter um creme lindo e homogêneo. Deixa ele de canto um instante e numa vasilha separada junte os ovos, o sour cream e a baunilha e dê aquela mesma batidinha esperta com o batedor. Junte isso na massa e mexa bem. Forre o fundo da forma com papel manteiga e unte a lateral (eu usei duas formas iguais, mas pequenas). Despeje a massa na forma e leve ao forno de 40 a 50 min, ou até passar no teste do palito. Deixe esfriar antes de por a cobertura:
1 tablete de manteiga sem sal
275g de açúcar de confeiteiro (tem que ser gente, senão a cobertura não fica bonita)
essência de baunilha
200g de chocolate derretido (meio amargo de preferência)
Bata a manteiga em temperatura ambiente com o açúcar na batedeira até formar um creme liso e bonito. Junte a baunilha e bata mais um pouquinho. Junte o chocolate derretido (deixe ele esfriar pra não alterar a manteiga) e bata de novo pra misturar. Vai ficar um creme bem bonito e lisinho, use-o pra rechear e cobrir o bolo. Eu ainda coloquei um guériguéri no meio, como sobrou um pedaço de chocolate sem derreter eu piquei e joguei por cima do recheio, e ficou bem bom.
Uma bombinha calórica, eu sei, mas é tão boooaaa....

2 comentários:

Karla Maria disse...

Assim é impossível manter dieta.
Esse bolo, o pavê charge e bolo de laranja estão maravilhosos.
Beijo

Ju Matos disse...

Hehehehehe... ai Karlinha, minha balança quo o diga...
Mas isso é só em ocasiões especiais, e é tão bom, né?
Beijo

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails