quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Tentando ser light...

A idéia era fazer uma sobremesa light pra ajudar no regime, mas mousse de iogurte pedia uma caldinha pra acompanhar. A receita sugeria um culis de morango, mas futricando nas cozinhas amigas vi uma coisa que me interessou muito mais, foi os pêssegos em calda da Rainha Faby, já que tinha uma garrafinha de água de flor de laranjeira de boboeira aqui em casa mesmo. Na falta de pêssegos frescos acabei trocando-os por maçãs, e ficou ótemo, modéstia a parte.


Mousse de Iogurte (receita da revista Sendas)
Ingredientes:
1 envelope de gelatina sem cor e sem sabor
60 ml de água
400g de iogurte natural
90g de açúcar
2 claras
- Hidrate e dissolva a gelatina na água conforme as instruções da embalagem. Numa tigela grande, misture o iogurte, o açúcar e a gelatina dissolvida. Coçoque a tigela em cima de uma bacia com gelo (um banho-maria frio) e mexa bem até que fique na cosistencia de clara de ovo. Bata as claras em neve e junte delicadamente ao creme. Coloque numa fôrma untada com óleo, cubra e leve à geladeira por pelo menos 4 horas. Se você for dessas pessoas cordenadas desenforme a mousse, caso seja como eu que não dá a menor sorte com essas coisas já coloque ela numa vasilha bonita pra servir sem desenformar mesmo. De qualquer forma sirva com a calda e seja feliz ;)

Maçãs em calda de flor de laranjeira (receita adaptada da Faby)
Confesso que não anotei tudo direitinho mas use seu feeling, OK?
Usei umas 8 maçãs: descasque-as e corte em 8 fatias mais ou menos, tudo depende da grossura que você quiser. Dissolva numa panela 1/2 xíc. de açúcar para 2 xíc. de água (eu usei as mesmas medidas que a Faby, mas você pode aumentar a quantidade de aucar se preferir), juntando 2 col. sopa de água de flor de laranjeira e 1 pau de canela. Coloque as maçãs na panela e leve ao fogo (baixo de preferência). Deixe as maçãs ficarem macias sem se desmanchar e retire-as da calda, e deixe a calda fervendo até reduzir e virar, bem, uma calda de verdade. Deixe esfriar e coloque as maçãs de novo lá dentro, guarde na geladeira até a hora de servir, isso dura uma era na geladeira.

Sirva os dois juntos, apesar de ficarem muito bem separados, principalmente as maçãzinhas.
Divirta-se, ;>

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails