segunda-feira, 31 de março de 2008

Findi de Rainha - Parte I

Fim de semana é minha vez de cozinhar aqui em casa, e tudo começa na sexta a noite na janta especial. Essa sexta resolvi fazer esse bolo de laranja do Rainhas (post. Faby), porque queria fazer bolo, porque tinha laranjas, porque ele é facinho e eu tava correndo contra o tempo.
Ficou simplesmente gostoso pra chuchu! Todo mundo amou, até meu pai que não gosta de bolo de laranja gostou! A receita original tá aqui.

Bolo de Laranja da Faby
Ingredientes:
2 laranjas picadas (lave muito bem a casca, descarte as duas pontas, parta em quatro, retire a parte branca e as sementes e pique)
2 ovos
1 xícara de óleo (girassol)
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
2 colheres (chá) de fermento em pó
No liquidificador bata as laranjas, os ovos e o óleo até obter um creme. Coloque-o numa tigela e junte a farinha e o açúcar e mexa bem (na mão mesmo, pra sujar a batedeira?) até ficar homogêneo, e junte o fermento. Coloque a massa em forma untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido até passar no teste do palito.
Faça uma calda com o suco de 1 laranja e açúcar (eu usei água de flor de laranjeira, só pq tinha no armário...), que vão ao fogo apenas para dar uma fervida. Depois de desenformar, faça pequenos furos no bolo com um garfo e jogue por cima a calda ainda quente.
Delicie-se.

*Páscoa*

"Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim?"
Escolhi esse ovo só por causa da latinha, ela não é fofa??

Torta de qualquer coisa da Mari

Fuçando em outros blogs achei essa receita no Pomar do Mixirica, postada pela Mari D. E ela era tão simples que eu pensei: "por que não esse findi?". Então, voilá! Facílima e deliciosa, quer mais?
Torta Facílima de Qualquer Coisa
Ingredientes:
2 ovos
1/2 xícara (ou menos) de óleo
2 xícaras de leite
10 colheres de sopa de farinha
1 colher de sopa de fermento
queijo ralado
sal
Recheio: Deixe sua imaginação fluir!
* Eu fiz de palmito, milho, ervilha, tomate, refogadinhos junto com 1/2 cebolinha ralada.
Preparo:
Bata no liquidificador os ovos, o óleo, e o leite. Em seguida, acrescente aos pouco a farinha, o sal e o queijo ralado. Por último coloque o fermento. Em uma forma untada coloque metade da massa, depois o recheio e cubra com a outra metade da massa. Povilhe com queijo ralado e gergelim se quiser. Asse por cerca de 30 minutinhos. Assim que ela estiver dourada pode ser servida!

Mãe e filha, rsrsrs. Na maior eu coloquei queijo e gergelim - e ficou mais bonita - e na pequena foi só gergelim.



quarta-feira, 19 de março de 2008

Bolo de fubá Maravilhoso

O melhor bolo de fubá pra fazer e pra comer! Receitinha da minha amiga Miriam, descoberta do um café da manhã no trabalho...delicia, delicia. Perfeito pro cházinho (ou cafézinho, ou chocolatinho, suquinho....) da tarde. Vai por mim, não costuma sobrar pro café da manhã do dia seguinte.
Bolo de Fubá Maravilhoso (esse é realmente o nome da receita, não foi eu q inventei)

Ingredientes:
2 copos de leite
2 copos de fubá mimoso (ou não, eu uso o q tiver em casa, até de flocão eu já fiz, mas não fica tão bom...)
2 copos de açúcar
1 copo (mal cheio) de óleo
1 pitada de sal
4 ovos
1c S de fermento em pó
Modo de preparar:
Misture numa panela grande o leite, o fubá, o açúcar, o óleo e o sal. Leve ao fogo brando e vá mexendo até torna-se um mingau de consistência grossa. Deixe esfriar bem. Bata as claras em neve firme, junte as gemas e adicione cuidadosamente ao mingau já frio. Por último acrescente o fermento. Despeje a massa em tabuleiro grande bem untado e leve ao forno para assar em forno alto nos primeiros 15 minutos e depois em forno brando até que ao enfiar um palito no bolo, este saia limpo. Depois de assado, polvilhe com uma mistura de açúcar e canela.

terça-feira, 11 de março de 2008

1ª aula prática = 1° corte



O primeiro corte a gente nunca esquece...

quarta-feira, 5 de março de 2008

CUIDADO: Chef em treinamento!

Oii,
semana passada começaram as minhas aulas na faculdade de Gastronomia, e eu estou MUITO empolgada com tudo: as matérias, os professores, os laboratórios, a roupinha de chef que eu vou ter que usar, enfim, tudo mesmo.
Minhas facas chegam amanhã e eu estou em cólicas para vê-las, e morrendo de medo de usá-las, pq sou um tanto quanto desastrada, pobres dedinhos...
Pra tristeza do meu namorado e do pessoal aqui de casa eu só começo a cozinhar mesmo no próximo período, por enquanto tô fazendo matérias mais teóricas. Mas tô curtindo muuiiito. É a realização de um sonho antigo.
Prometo que vou contar aqui as novidades e curiosidades que aprender no curso. Ah, e assim que tiver uma foto [decente] minha de uniforme eu coloco aqui também, rsrsrs...
Bjinhos...
 

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails