terça-feira, 15 de abril de 2008

Probleminhas....

Gente, Murph é meu amigo. Época de provas + PC QUE RESOLVE NÃO LIGAR MAIS = Desespero total....
Consegui um PC emprestado por breves momentos e resolvi dar um "olá" pra vocês. Espero, do fundo do meu coração, que o problema se resolva logo, se não....

sábado, 5 de abril de 2008

Lembranças da Páscoa - Parte 2

Na série "homenagem à Páscoa" entra esse bolo de chocolate deliciosíssimo. É uma receita que eu peguei do "Receitas de Nigella" há um tempão, mas nunca tive uma boa desculpa pra fazer. Porque, como vocês vão repara na receita a seguir, esse bolinho é uma bombinha calórica, porém uma deliciosa bombinha. Ele fica com uma textura maravilhosa, não fica pesado nem doce-enjoativo. Por isso arrume uma desculpa, mesmo que esfarrapada, e caia de boca!Minha desculpa foi a despedida da tia Dina que ia voltar pra Bahia no dia seguinte. A mesma tia que rendeu o bacalhau uns dias antes (êita despedida comprida e boa...)
Bolo de Chocolate (Sensacional) da Nigella
Ingredientes:
175g de manteiga derretida
125ml de óleo
300ml de água gelada
400g de farinha de trigo
250g de açúcar (se vc tiver açúcar demerara em casa pode trocar)
100g de açúcar mascavo
50g de cacau em pó (se não tiver pode trocar por chocolate em pó, não é bom usar achocolatado aqui...)
3 ovos
200ml de sour cream*
essência de baunilha a gosto
2 cl (chá) de fermento
1 cl (chá) de bicarbonato
*sour cream ou creme azedo é praticamente impossível de achar por essas bandas, mas há substitutos bacanas que eu encontrei aqui e aqui. Nessa receita eu optei pela dica da Valentina.
Vamos lá, primeiro derreta a manteiga e deixe ela esfriar um pouco. Enquanto isso separe os ingredientes secos numa tigela e reserve. Pegue a manteiga de novo e misture com o óleo e a água, dê uma misturadinha com u
m batedor de ovos, coisa leve. Junte essa mistura com os secos e mexa até ter um creme lindo e homogêneo. Deixa ele de canto um instante e numa vasilha separada junte os ovos, o sour cream e a baunilha e dê aquela mesma batidinha esperta com o batedor. Junte isso na massa e mexa bem. Forre o fundo da forma com papel manteiga e unte a lateral (eu usei duas formas iguais, mas pequenas). Despeje a massa na forma e leve ao forno de 40 a 50 min, ou até passar no teste do palito. Deixe esfriar antes de por a cobertura:
1 tablete de manteiga sem sal
275g de açúcar de confeiteiro (tem que ser gente, senão a cobertura não fica bonita)
essência de baunilha
200g de chocolate derretido (meio amargo de preferência)
Bata a manteiga em temperatura ambiente com o açúcar na batedeira até formar um creme liso e bonito. Junte a baunilha e bata mais um pouquinho. Junte o chocolate derretido (deixe ele esfriar pra não alterar a manteiga) e bata de novo pra misturar. Vai ficar um creme bem bonito e lisinho, use-o pra rechear e cobrir o bolo. Eu ainda coloquei um guériguéri no meio, como sobrou um pedaço de chocolate sem derreter eu piquei e joguei por cima do recheio, e ficou bem bom.
Uma bombinha calórica, eu sei, mas é tão boooaaa....

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Findi de Rainha - Parte I I

Continuando então no findi a la Rainhas, essa foi a sobremesa de sábado. Acabou tão rápido que quase não dá tempo de tirar a foto, rsrsrsrs... Ainda bem que ficou no quase.
Receita original aqui.

Pavê tipo "Charge"
Ingredientes:
1 xícara de refrigerante guaraná
1 pacote de biscoito maisena ou leite
1 caixa de pudim sabor caramelo
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de margarina
1/2 xíc de amendoim torrado e sem pele (eu ainda usei o salgado pra dar uma quebradinha no doce)
1 caixa de creme de leite
1 tablete de chocolate meio amargo

Na panela vai a manteiga, o pó do pudim e o leite condensado. Misture em fogo brando até soltar o fundo da panela. Quando tiver morno acrescente metade o creme de leite, e o amendoim. Reserve. Derreta metade o chocolate e misture com a outra metade do creme de leite, formando um creme (eu derreti ele todo e misturei com 1 caixinha inteira de creme de leite - mas só pq eu sou chocólatra mesmo e queria uma camada mais gordinha de chocolate). Reserve.
Pra montar é no esquema basicão de pavê: biscoito molhado no guaraná (eu molhei de menos, dava pra ficar mais molhadinho...) , caramelo, biscoito de novo, caramelo de novo até acabar, daí, por cima de tudo vai o creme de chocolate e o guériguéri do chocolatinho ralado por cima. Como a minha tigela era mais larga e mais baixa ficou biscoito-caramelo-biscoito-chocolate.
Um conselho, pegue logo um pedaço grande pq corre grande perigo de não dar pra repetir...

terça-feira, 1 de abril de 2008

Lembranças da Páscoa - Parte 1

Na verdade não foi bem na Páscoa, foi um findi antes, mas ela e o bacalhau combinam tanto q resolvi fazer uma "homenagem", rsrsrs...
Foi a despedida da minha tia então as comemorações gastronômicas foram antecipadas. Esse bacalhau supimpa eu descobri um tempo a trás numa reportagem no Jornal Hoje (ou foi no Fantástico?) e já repeti várias vezes por aqui. É de lamber os beiços!


Bacalhau Luso-baiano

Ingredientes:
1 kg de bacalhau em posta
3 pimentões verdes em rodelas (a espessura depende do gosto)
4 tomates s/ semente (por favor) e s/ pele (se quiser)
1 ou 2 cebolas em rodelas (depende do seu amor por cebolas)
1 dente de alho picado, amassado, ralado, o q for mais fácil pra você
1 kg de batatas em rodelas
azeite de dendê (a quantidade vai muito do gosto pessoal, como aqui em casa todos somos baianos eu uso 1 xíc., 1 1/2, vai no olho mesmo, e dependendo de quem vem almoçar eu substituo uma parte por azeite de oliva)
1 garrafinha de leite de coco
sal e pimenta a gosto
6 ovos cozidos cortados do jeito q você achar mais bonito
azeitona e cheiro verde pra enfeitar

O bacalhau e a batata recebem uma fervura leve (você pode ferve-los juntos ou ferver a batata na água do bacalhau ou guardar essa água pra usar em outra receita), não é pra cozinhar. Depois, numa travessa grande coloque camadas de cebola, pimentão, batata, tomate, o alho e bacalhau e um pouco de cheiro verde. Despeje parte do azeite e faça outra camada. Depois que a travessa estiver completa coloque uma folha de louro (se quiser) o restante do azeite e o leite de coco por cima de tudo. Levar ao forno médio, não muito quente, por 30 min. Retire do forno, enfeite com os ovos, as azeitonas, o cheiro verde e regale-se!
PS- na foto, a panela atrás do bacalhau era um vatapá arretado da tia.... ê saudade...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails