terça-feira, 17 de junho de 2008

Me aqueça nesse inverno...

Tudo começou com a Rosi que veio com a Sopa de Abóbora, daí veio a Mi e acrescentou o gorgonzola, depois veio a Dri e tirou o gorgonzola e colocou a carne seca, então eu cheguei e resolvi juntar as idéias de todo mundo na minha panela, e não é que funcionou?

Sopa de Idéias [sobre abóbora]
1 a 1 1/2 kg de abóbora
alho-poró
cebola picada
tomilho
gorgonzola
sal, pimenta e noz-moscada a gosto
carne seca (picadinha, escaldada, cozida ou frita)

Refogue o alho-poró, a cebola (tudo picado, certo?), e o tomilho no óleo. Junte a abóbora limpa e cortada e refoga mais um 'cadinho. Coloque água pra cobrir e sal e deixe cozinhar. Quando a abóbora estiver cozida tire do fogo e bata no liquidificador (deixe esfriar só um pouquinho pra evitar acidentes...). Volte com a sopa pra panela, junte a carne, acerte o sal e se a sopa estivar grossa demais ponha água. Tempere com pimenta (eu usei branca) e noz-moscada moídas na hora. Deixe ferver, acrescente o creme de leite espere uns 3 minutinhos e desligue o fogo.
Na hora de servir, esfarele o gorgonzola por cima, sirva com crutons ou pão torrado e seja feliz ;)

ps - a intenção era colocar um cheiro verde picadinho por cima mais quando lembrei já era tarde demais...

domingo, 1 de junho de 2008

Cheesecake com geléia

Gente, desculpe a ausência, mas eu tô toda enrolada nesse final de período e quando me dei conta já se passaram quase dois meses sem receitinha por aqui! Uma vergonha, eu sei... mas vou tentar me redimir.

Cheesecake com geléia (essa receita é do livro "Vamos Brincar na Cozinha?" da Parmalat)

1 pct. de biscoito maisena
1 1/2 xíc. de açúcar
100g de manteiga em temp ambiente
400g (ou dois potes) de cream cheese (com ricota também funciona legal)
1 lata de leite condensado
3 ovos
1 vidro de geléia da sua preferência

Pra massinha de biscoito: bata os biscoitos no liqüidificador até ficar uma farinha. Misture com a manteiga e com o açúcar até ficar uma farofa pedaçuda. Aperte a farofa no fundo de uma forma de fundo removível. Bem básico mesmo. Deixa lá no cantinho e vá fazer o recheio: No liqüidificador (nem precisa lavar) bata o queijo, o leite condensado e os ovos até ficar homogêneo e despeje sobre a massa. Leve ao forno médio por 30 min. Depois de fria espalhe a geléia sobre o cheesecake e leve pra geladeira até a hora de servir.

Divirtam-se!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails