sexta-feira, 28 de novembro de 2008

O pudim mais fácil do mundo!

Pode confiar, essa é sem dúvida a sobremesa mais fácil de fazer. Pense numa coisa que não dá trabalho, é isso.
Uma amiga levou esse pudim pra um junta panela e eu gostei tanto que pedi a receita, ela me falou ali na hora e de tão simples nem precisei anotar nada.


Pudim de Maria-mole
Ingredientes:
1 pct. de mistura pra maria-mole sabor coco (desses tipo de gelatina, sabe?)
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
coco ralado, se quiser
- Dissolva a maria-mole em 300 ml de água fervente. Bata no liquidificador com o leite condensado e o creme de leite, depois de bem batidinho jogue o coco, se for do seu agrado, e aperte o 'pulsar' do aparelho. Ponha essa mistura numa fôrma com furo no meio untada com um fiozinho de óleo, e se vc não quiser ter nem esse trabalho ponha numa fôrma mais arrumadinha e sirva dentro dela mesmo. Pronto, agora é só levar à geladeira até endurecer.
Olha, nem lavar a louça que vc sujou vai dar trabalho. E acredite, eu demorei mais escrevendo esse post do que fazendo o dito cujo.
Minha irmã é fã desse pudim, é uma delícia!
Aproveite ;)

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Loiros e Morenos

Esse post é em homenagem à minha amiga Carlyle, minha parceira de sobremesas. Deixa eu explicar, toda vez que saimos pra comer juntas dividimos a sobremesa, e a nossa preferência é brownie. Aliás, nossa meta é provar todos os brownies da cidade! Sendo assim, quando ela veio almoçar na minha casa a sobremesa não poderia ser outra a não ser o próprio, mas resolvi inovar por aqui e aproveitei pra fazer um blondie pela primeira vez.
A receita (com pequenas adaptações) é da Agenda Gourmet 2008, e dela eu já falei aqui.
Brownie e Blondie (já que usei a mesma receita pros dois)
Ingredientes:
1 barra (que está entre 170-180g) de chocolate - pro brownie use 1/2 amargo e pro blondie use branco
200g de manteiga
4 xíc. de açúcar
4 ovos
2 col. de chá de essência de baunilha
4 xíc. de farinha de trigo
2 col. sopa de fermento em pó
1 xíc. de nozes picadas (isso é totalmente opcional, e vc pode trocar as nozes por sua castanha preferida)
- Unte e povilhe o tabuleiro (a pior parte, pra mim) e ligue o forno. Derreta o chocolate e depois derreta a manteiga no chocolate ainda quente. Deixe esfriar um pouco e junte o açúcar. Bata os ovos inteiros com a baunilha e junte à mistura anterior. Misture em outra vasilha a farinha, o fermento e as nozes (caso vá utilizá-las). Junte os secos com os molhados pra formar uma massa bonita. Coloque no tabuleiro e leve ao forno pra assar até formar uma casquinha por cima e o palito sair úmido no meio (como a Tatu falou na receita do brownie de nutella: o palito deverá ficar com migalhinhas molhadas grudadas.)
Observações:
- A receita original diz pra usar 200g de chocolate em pó, eu quis trocar pela barra e não sei como seria o resultado com o chocolate em pó, se quiser teste em casa e me fale como ficou!
- Outra coisa, pro rendimento dessa foto eu fiz meia receita com chocolate preto e meia com chocolate branco, até pq é bem facinho de dividir.

Sirva com sorvete (creme sempre cai bem, mas use o que quiser), e vá fundo!

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Tentando ser light...

A idéia era fazer uma sobremesa light pra ajudar no regime, mas mousse de iogurte pedia uma caldinha pra acompanhar. A receita sugeria um culis de morango, mas futricando nas cozinhas amigas vi uma coisa que me interessou muito mais, foi os pêssegos em calda da Rainha Faby, já que tinha uma garrafinha de água de flor de laranjeira de boboeira aqui em casa mesmo. Na falta de pêssegos frescos acabei trocando-os por maçãs, e ficou ótemo, modéstia a parte.


Mousse de Iogurte (receita da revista Sendas)
Ingredientes:
1 envelope de gelatina sem cor e sem sabor
60 ml de água
400g de iogurte natural
90g de açúcar
2 claras
- Hidrate e dissolva a gelatina na água conforme as instruções da embalagem. Numa tigela grande, misture o iogurte, o açúcar e a gelatina dissolvida. Coçoque a tigela em cima de uma bacia com gelo (um banho-maria frio) e mexa bem até que fique na cosistencia de clara de ovo. Bata as claras em neve e junte delicadamente ao creme. Coloque numa fôrma untada com óleo, cubra e leve à geladeira por pelo menos 4 horas. Se você for dessas pessoas cordenadas desenforme a mousse, caso seja como eu que não dá a menor sorte com essas coisas já coloque ela numa vasilha bonita pra servir sem desenformar mesmo. De qualquer forma sirva com a calda e seja feliz ;)

Maçãs em calda de flor de laranjeira (receita adaptada da Faby)
Confesso que não anotei tudo direitinho mas use seu feeling, OK?
Usei umas 8 maçãs: descasque-as e corte em 8 fatias mais ou menos, tudo depende da grossura que você quiser. Dissolva numa panela 1/2 xíc. de açúcar para 2 xíc. de água (eu usei as mesmas medidas que a Faby, mas você pode aumentar a quantidade de aucar se preferir), juntando 2 col. sopa de água de flor de laranjeira e 1 pau de canela. Coloque as maçãs na panela e leve ao fogo (baixo de preferência). Deixe as maçãs ficarem macias sem se desmanchar e retire-as da calda, e deixe a calda fervendo até reduzir e virar, bem, uma calda de verdade. Deixe esfriar e coloque as maçãs de novo lá dentro, guarde na geladeira até a hora de servir, isso dura uma era na geladeira.

Sirva os dois juntos, apesar de ficarem muito bem separados, principalmente as maçãzinhas.
Divirta-se, ;>

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails