segunda-feira, 16 de março de 2009

Rebobine por favor - I

Queridas, como prometido vou começar a série das festas de fim de ano daqui de casa.
De primeira vem o pré-natal, porque é a ordem, mas também pra atender o pedido da Gisele!
Era pra ser uma ceia mesmo, com peru e tudo, mas tava tão corrido e tão difícil de marcar uma data que acabamos por fazer um jantar com alguns elementos natalinos: a rabanada (meacabo!!) e panetone.


No cardápio teve quiches de alho-poró e de carne seca com abóbora, frango com requeijão (da mamãe), arroz "festivo", e pra completar os doces um bolinho de laranja.


Quiche de abóbora com carne seca (receita da Faby com pequenos ajustes à minha realidade)
Ingredientes:
Massa folhada (comprada pronta mesmo, mas use a massa que mais lhe apetecer...)
carne seca dessalgada e desfiada (*mais informações sobre isso a seguir)
óleo e cebola pra refogar (cebola a gosto do freguês)
P/ o creme de abóbora:
abóbora cozida - vamos lá, a quantidade de abóbora que eu usei tava entre 600-800g, eu realmente não me lembro com exatidão (sorry...), mas use o bom senso, pense no tamanho da sua fôrma, e na quantidade de liquido da receita, ou seja, se usar mais abóboras pode diminuir 1 ovo ou um pouco do creme de leite. Prometo que dá próxima vez que fizer essa receita vou pesar direitinho ;)
1 lata de creme de leite
100g parmesão ralado
5 ovos
1 col. chá açúcar
pimenta branca, noz moscada e sal a gosto
- Pra massa comprada pronta você arruma ela na fôrma (de fundo removível, porfa), fura o fundo e a lateral com um garfo (pra não fazer bolhas), cobre com papel alumínio e enche de feijões (num aperto eu já usei arroz e funcionou da mesma forma, e não se preocupe em desperdício pois tanto os feijões como o arroz podem ser usados normalmente depois). Leve a massa pra pré assar no forno por uns 10 minutinhos. IMPORTANTE: assim que tirar a massa do forno retire o papel alumínio com os grãos pra evitar que a massa sue e fique feia.
- Quanto a carne, ela já está dessalgada e desfiada (vou botar um post sobre isso em breve), então é só refogar com óleo e cebola cortada em rodelas (ou tiras, ou picada....). Tudo certo? Vai fazer o creme de abóbora: bata tudo no liquidificador (ohhh!), mas tome cuidado com o sal, afinal a carne e o parmesão já são salgadinhos.
- Pronto? vá montar a quiche! ponha a carne embaixo e despeje o creme por cima, e se quiser pode polvilhar um queijinho (POUCO) por cima, eu deixo, rsrsrs. Leve ao forno pra assar por uns 40 minutos, ou até que ela esteja firme e com uma cor bonitinha.

Deleite-se! Ah, o post ficou grande, mas a receita é facinha facinha, não fique com preguiça!

Bjinhos ;)

ps- Gi, calma que eu vou por mais recheios de quiche pra você!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails