domingo, 12 de abril de 2009

Rebobine por favor II - Natal


Teve bacalhau, chester, farofinha, frango com requeijão (não falei que era um sucesso?), arroz com passas e arroz com castanha (pra quem não gostava de passas), rabanada (aqui não pode faltar!), panetone com cobertura e pavê e tronco de natal (outro ícone da ceia daqui de casa).
As receitas vem logo a seguir.

Bjinhos

domingo, 5 de abril de 2009

Me aqueça no próximo inverno...

Dessa vez são 2 em 1, duas receitas de sopinhas (ou creminhos) em um post. Uma era pra ter sido postada a um tempão, no inverno passado, e a outra eu fiz semana passada pra aproveitar a frente fria que passou aqui pelo Rio. Anote ai pro inverno que se aproxima, ou pra próxima frente fria que chegar, rsrsrsrs...
Sopa de ervilha com batata baroa (mandioquinha)
Ingredientes:
500g de ervilha seca
2 L de água (ou caldo de legumes)
1 cebola roxa em rodelas
1 col. chá de coentro em pó
1 col. sopa de sal, cheia
3 batatas baroa peq.
pimenta jamaica
noz moscada
*torradinhas com azeite pra acompanhar
- Esquente a água. Enquanto isso refogue a cebola no óleo em uma panela de pressão. Junte o coentro em pó, a ervilha, coloque a água bem quente e o sal, tampe e conte 15 min depois que começar a ferver. Cozinhe a batata baroa, amasse e misture com a água do cozimento e 1 col sopa de manteiga. Reserve.
Quando der tempo da ervilha, tire a pressão da panela (o jeito mais fácil pra mim é coloca-la embaixo da torneira, como minha mãe me ensinou), abra e volte ao fogo. Junte a batata amassada, tempere com a pimenta e a noz moscada, acerte o sal e deixe começar a ferver novamente, mexa de vez em quando pra não pegar no fundo da panela.
Pronto! ponha numa sopeira, ou afins, e sirva com as torradinhas.
Creme de Mandioquinha (batata baroa)
A receita é da Faby, do Rainhas, e vai aqui como ela escreveu:
"Descasque a mandioquinha, corte em rodelas e leve para cozinhar numa panela com água e caldo de sua preferência. Quando cozida, leve tudo para o liquidificador, bata e reserve. Em uma panela coloque azeite e cebola ralada até que ela fique transparente (não precisa dourar). Junte a mandioquinha batida, sal, pimenta branca e noz moscada ralada na hora. Desligue o fogo, acrescente creme de leite, salsinha picada e sirva. Se quiser, pode ainda regar com azeite ou acrescentar colheradas de queijo cremoso já no prato."
Eu servi com queijo ralado tostadinho e crutons.

Esquente-se!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails