segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Empadão Estrelado

Oi gente!
Esse é um post muito chiquetoso. Tô pagando de bacana aqui em Cabo Frio e aproveitando essa oportunidade, não única mas com certeza muito rara, para escrever aqui da praia pra vocês!
Na aba do pc e da net da tia Telma ai vai a receita do empadão estrelado (só pq era o post na sequencia dos rascunhos). É um empadão básico de frango que rolou no inicio de dezembro lá em casa pra aproveitar um molho de frango que rendeu mais do que devia. As estrelas ficaram por conta da minha vontade de deixar as coisas com carinha de natal (hohoho).
A massa eu achei num blog que infelizmente eu não tenho aqui o nome, assim q eu voltar eu darei os devidos créditos. Escolhi essa pq eu tava afim de uma massa que não levasse ovos. Achei muito gostosa e vou adota-la como uma das mnhas favoritas.Sem mais enrolação, a receita pra vocês:

Empadão Estrelado
Recheio:
Sabe aquelas sobras de frango que você não tem mais o que fazer com elas?
Então, desfie e refoque com cebola, alho e azeite. Junte uma embalagem de molho pronto e tempere com sal e pimenta a gosto. Junte também um cheiro verde picadinho ou manjericão e deixe ferver bem.
Pra engrossar o meu recheio eu usei molho branco, só pq já tava pronto, mas você pode dissolver uma colher de maizena num pouquinho de água e acrescentar ao molho. Deixe ele esfriando um pouquinho e vá cuidar da massa.
Ah! aqui vale usar champignon, azeitona, milho e ervilha se você assim quiser.
Massa:
3 xíc. de farinha de trigo
1 col. chá de fermento em pó
1 xíc de manteiga gelada (ou margarina)
1/2 xic de leite
sal a gosto
Amasse bem todos os ingredientes até que eles soltem da sua mão. Divida em 2 ou 3 partes iguais e abra a massa. Forre o fundo e a lateral de uma forma de fundo removível, coloque o recheio e cubra com a outra parte da massa.
Eu ainda abri as sobrinhas de massa e cortei em forma de estrelinhas e coloquei por cima. pincele com um ovo batido e leve ao forno preaquecido para assar, até dourar (uns 40 min, mais ou menos).

Aprecie sem moderação.
Beijos...

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

*foto getty images

Casa cheia + correria de final de ano = poucas horas de sono e nenhuma tempo para postar as aventuras culinárias por aqui.
Não pense que estou reclamando, de forma alguma. Pra mim final de ano só é bom se tiver MUITA gente pra partilhar todas as alegrias (e comidinhas) dessa época tão especial.
Esse final de semana devo ter um tempinho e vou tentar postar coisinhas novas por aqui.
Beijinhos, ainda de ressaca do natal...

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Estou de volta pro meu aconchego...

VOLTEI!!!!
Antes tarde do que nunca, certo? E pra comemorar que tal um bolinho?
Esse é de banana, receitinha tirada da Blue Coocking, e fica realmente delicioso, ótima para tardes preguiçosas...


Bolo de Banana (Blue Coocking)
2 xíc de farinha de trigo
1 xíc de castanha do pará picada grosseiramente(a receita pedia nozes, mas você pode usar a castanha que mais gostar)
1 xíc de açúcar
1 col. de chá de fermento em pó
4 bananas maduras amassadas
1/2 xíc de iogurte natural
2 ovos batidos
6 col de sopa de manteiga (sem sal) derretida
1 col de sopa de essência de baunilha
- Numa tigela grande misture a farinha, o açúcar, o fermento, o sal e as castanhas. Reserve.
Noutra tigela misture as bananas amassadas, o iogurte,os ovos, a manteiga e a baunilha. Incorpore delicadamente a mistura molhada na mistura seca.
Coloque a massa numa fôrma untada e enfarinhada e leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 50 minutos, ou até que passe no teste do palito.
Quando retirar do formo espere uns 5 minutos para desenformar.

Aproveitem ;)


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails