segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Desventuras em série

Sexta é o dia que eu sempre vou pra cozinha aqui em casa, e tudo da certinho. Mas nas ultimamente é como se fosse sexta-feira 13 toda semana. Começou com alguns itens de grande estima quebrados, mas dessa vez a coisa ficou física.
Era pra ser um peixinho com purê tranquilo, mas quando se esquece que a panela acabou de sair do forno as coisas podem ficar feias. Uma mão queimada, muita pomada e não poder fazer nada com a mão direita por dois dias foi o resultado.
Mas o peixe ficou gostoso, e graças a uma mãe caridosa que terminou o jantar, no final pode se dizer que entre mortos e feridos salvaram-se todos.

(Tudo bem que eu só lembrei de por a proteção na panela depois do acidente...)
Peixe com curry
4 filés de peixe
2 col. (chá) de curry
1 col. (chá) de açúcar
sal a gosto
1 dente de alho amassado
1/2 cebola em rodelas (ou em tiras, ou picadas, como preferir)
azeite

-Se usar peixe congelado eu sugiro que lave bem os filés com limão. Numa tijela misture o curry, o açúcar e o sal. Junte o peixe e mexa para envolve-lo no tempero. Deixe marinando um pouco.
Numa figideira ou panela baixa refogue a cebola e o alho no azeite. Doure os dois lados dos filés nessa panela. Leve ao forno para terminar o cozimento. E voilá, servi com purê de batata.

Importante: por nada no mundo esqueça que acabou de tirar a panela do forno e coloque a mão desprotegida no cabo de metal. Queima. E muito.




(minha mãozinha toda lambrecada de pomada...)

Besitos

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Enfrentando seus medos

A muito tempo eu achei na casa da minha tia uma receita de sorvete de manga que tentei fazer diversas vezes, todas sem muito sucesso. A receita era simples mas a falta de experiência sempre me fazia errar em algum ponto da preparação.
Dava pra ver que a receita tinha potencial, mas como nunca conseguia acertar o ponto eu acabei desistindo e engavetando o tal sorvete.
Essa semana resolvi enfrentar esse "fantasma" gelado para não perder um creme de leite fresco na iminência de vencer na geladeira.
Dessa vez, mais experiente (será?) e "entendida"(hohoho) na cozinha, não errei a mão e o sorvete ficou lindo e pelo que provei da raspa da tigela (hehehe), gostoso também.

Sorvete de manga
1 lata de leite condensado
500g de creme de leite fresco
açúcar
manga madura ( 1 ou 2 dependendo do tamanho da fruta)


- Bata a manga descascada com o leite condensado no liquidificador até a fruta desmanchar mas ainda ficar uns pedacinhos. Reserve.
Bata o creme de leite (bem gelado) com o açúcar até dar o ponto chantily, ou seja, até ele ficar com uma consistência firme. Muito cuidado nessa hora porque se deixar bater de mais vira manteiga (já aconteceu comigo). A quantidade de açúcar aqui também não pode ser grande porque o leite condensado e a manga já são bem doces. Usei só 2 c. (sopa).
Delicadamente e sem bater misture a manga batida com o chantily.
Coloque em um recipiente com tampa e leve ao congelador até endurecer. Não sei quanto tempo leva, já que o meu vai ficar lá até domingo pelo menos.

Bom, é isso. Quando comer posto aqui o resultado final. Acho que dessa vez vai, ?

Besos besos...

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Receita saindo do fogo

Fiz esse macarrão pro almoço de hoje, e ficou tão bom, e foi tão fácil que ele passou na frente de todos os outros posts que estavam na fila.
Sem mais delongas, vamos à receita:


Macarrão com abobrinha
2 dentes de alho
2 abobrinhas pequenas
400g de macarrão (quantidade aproximada, já que eu não pesei na hora. Ah, eu usei espaguete, mas use a da sua preferencia, penne vai muito bem)
azeite
1/2 caixinha de creme de leite
sal e pimenta a gosto
queijo ralado a gosto

- Enquanto a água ferve você rala o alho e fatia a abobrinha (se for usar massa longa corte as fatias em 3 ou 4, se for usar massa curta não precisa cortar, ou só corte no meio).
A água ainda está esquentando, então refogue o alho no azeite até ele começar a dourar.
Sua água já ferveu? Então coloque o macarrão pra cozinhar e não esqueça do sal na água.
Volte para a panela do alho e junte as abobrinhas. Refogue mais uns 5 minutinhos, até elas ficarem macias. Se juntar água é só aumentar o fogo e deixar a água evaporar.
Teste o macarrão, tá no ponto? então escorra e jogue um fiozinho de azeite por cima. Deixa ele lá escorrendo.
Quando a abobrinha estiver sem água, jogue o creme de leite, acerte o sal e a pimenta e desligue o fogo.
Junte o macarrão cozido nesse molho cheiroso e misture bem pra envolver toda a massa.

Povilhe queijo ralado a gosto e se jogue.

Não chega a ser exatamente light, mas é um prato simples, levinho e gostoso pra alegrar a sua semana.

Besos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails