quinta-feira, 10 de maio de 2012

Prato do dia: Batatas de aeroporto

Então, essa é uma das novas seções do blog. Tudo bem que esse prato do dia tá meio atrasado, mas a intenção é que vale, né?
Tem muito tempo que vi essa receita no blog Quiche de Macaxeira, e tem muito tempo que fiz essa receita. Tirei foto e tudo mas não postei. Quando fui organizar as fotos do arquivo pro blog achei, não só essa, mas muitas fotos que não consigo me lembrar exatamente da receita. Algumas não sei nem de que prato se trata, e outras que até me lembro do prato mas não sei mais como foi que eu fiz.
No meio dessas fotos achei a foto que eu acredito que seja dessa receita, mas por nada nesse mundo consegui me lembrar que raio de molho é esse que eu coloquei por cima.
Por via das dúvidas aproveitei que tinha os ingredientes em casa e repeti a receita. Uma delícia, mas sem o misterioso molho (pelo menos eu acho que é um molho) por cima.

Foto antiga: quem descobre o que é esse molhinho de cima?
Foto nova: desculpa a qualidade, tive que tirar com o celular.
Batatas de Aeroporto (receita com as minhas modificações)

1 kg de batatas descascadas
azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto
1 lata de tomate pelado picado (400 g)
2 col. (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho
1/2 col. (chá) de orégano
2 tomates em rodelas
azeitonas picadas a gosto
salsa e cebolinha picadas a gosto
parmesão ralado a gosto

Preaqueça o forno. Corte as batatas em fatias finas coloque num prato de vidro e leve ao microondas por 10 minutos. Caso suas batatas fiquem muito amontoadas no prato, deixe 5 minutos no microondas, retire, revire as rodelas, e volte ao microondas por mais 5 minutos. Isso vai dar uma pré-cozida nas batatas.
Tempere as batatas (quentes) com sal e pimenta. Unte levemente uma travessa (que vc vai servir) com um pouco de azeite, arrume as batatas nela e leve ao forno enquanto você faz o molho.
Coloque o tomate pelado picado numa tigela, despreze as sementes, mas mantenha todo o liquido que vem na lata. Junte o azeite, as azeitonas, o alho espremido ou ralado, o orégano, metade da salsa e cebolinha, sal e pimenta moída a gosto, só tome cuidado por causa das azeitonas. Corte os tomates em fatias finas (se forem os do tipo cereja, corte-os ao meio). Retire as batatas do forno, espalhe o molho por cima e cubra com os tomates, polvilhe o parmesão e volte ao forno por mais 30 minutos.
Retire do forno e salpique a outra metade da salsa e cebolinha e sirva.
[Receita original do Trem Bom, mas vista por mim no Quiche de Macaxeira.]

Dessa última vez que fiz essa batata minha irmã praticamente só comeu batata. Só tô dizendo...

Besos

Um comentário:

gabrii disse...

Olá, venha fazer parte do movimento # Por uma cozinha mais divertida!
www.phant.com.br

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails