quinta-feira, 10 de maio de 2012

Prato do dia: Batatas de aeroporto

Então, essa é uma das novas seções do blog. Tudo bem que esse prato do dia tá meio atrasado, mas a intenção é que vale, né?
Tem muito tempo que vi essa receita no blog Quiche de Macaxeira, e tem muito tempo que fiz essa receita. Tirei foto e tudo mas não postei. Quando fui organizar as fotos do arquivo pro blog achei, não só essa, mas muitas fotos que não consigo me lembrar exatamente da receita. Algumas não sei nem de que prato se trata, e outras que até me lembro do prato mas não sei mais como foi que eu fiz.
No meio dessas fotos achei a foto que eu acredito que seja dessa receita, mas por nada nesse mundo consegui me lembrar que raio de molho é esse que eu coloquei por cima.
Por via das dúvidas aproveitei que tinha os ingredientes em casa e repeti a receita. Uma delícia, mas sem o misterioso molho (pelo menos eu acho que é um molho) por cima.

Foto antiga: quem descobre o que é esse molhinho de cima?
Foto nova: desculpa a qualidade, tive que tirar com o celular.
Batatas de Aeroporto (receita com as minhas modificações)

1 kg de batatas descascadas
azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto
1 lata de tomate pelado picado (400 g)
2 col. (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho
1/2 col. (chá) de orégano
2 tomates em rodelas
azeitonas picadas a gosto
salsa e cebolinha picadas a gosto
parmesão ralado a gosto

Preaqueça o forno. Corte as batatas em fatias finas coloque num prato de vidro e leve ao microondas por 10 minutos. Caso suas batatas fiquem muito amontoadas no prato, deixe 5 minutos no microondas, retire, revire as rodelas, e volte ao microondas por mais 5 minutos. Isso vai dar uma pré-cozida nas batatas.
Tempere as batatas (quentes) com sal e pimenta. Unte levemente uma travessa (que vc vai servir) com um pouco de azeite, arrume as batatas nela e leve ao forno enquanto você faz o molho.
Coloque o tomate pelado picado numa tigela, despreze as sementes, mas mantenha todo o liquido que vem na lata. Junte o azeite, as azeitonas, o alho espremido ou ralado, o orégano, metade da salsa e cebolinha, sal e pimenta moída a gosto, só tome cuidado por causa das azeitonas. Corte os tomates em fatias finas (se forem os do tipo cereja, corte-os ao meio). Retire as batatas do forno, espalhe o molho por cima e cubra com os tomates, polvilhe o parmesão e volte ao forno por mais 30 minutos.
Retire do forno e salpique a outra metade da salsa e cebolinha e sirva.
[Receita original do Trem Bom, mas vista por mim no Quiche de Macaxeira.]

Dessa última vez que fiz essa batata minha irmã praticamente só comeu batata. Só tô dizendo...

Besos

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Ué? Mas não era de cenoura?


A um tempo atrás eu fui visitar uma grande amiga do colégio e lá aprendi com a mãe dela a fazer um bolo de cenoura que eu repetiria muitas e muitas vezes na vida. Todo mundo ama e olha que eu nem ponho calda de chocolate.
Da vez que fui fazer esse da foto eu usei um coco ralado que achei na gelareira colorido de vermelho e preto que meu pai tinha usado pra fazer uma surpresa do flamengo para um amigo (botafoguense, diga-se de passagem). O resultado foi um bolo de cenoura vermelhinho, com cara de de bolo de beterraba, mas com o mesmo gosto delícia de sempre.



Então sem mais delongas, a receita:

Bolo de cenoura
3 cenouras
3 ovos
1 xíc. mal cheia de óleo
2 xíc. de farinha de trigo
2 xíc. de açúcar
1 col. sopa de fermento em pó
canela em pó a gosto
1 pct. de coco ralado (100g)
Bata bem batido no liquidificador as cenouras descascadas e cortadas (só pra facilitar a batida), as gemas e o óleo. Bata as claras em neve. Reserve. Numa tigela misture todos os secos, junte a batida do liquidificador. Quando estiver homogêneo incorpore as claras delicadamente. Leve ao forno pre aquecido em fôrma untada e enfarinhada por 30 minutos, ou até passar no teste do palito.
Nesse ponto ele já está uma delícia, mas se você quiser ir além pode fazer uma caldinha de chocolate com... ou um brigadeirinho mole (uau, minha boca encheu de água agora...)
Fácil e delicioso!

Ps- Quando estou com preguiça pressa bato os ovos inteiros no liquidificador e pulo a parte da clara em neve. Funciona e fica gostoso, mas não fica tão fofinho como quando bato as claras em neve. Fica ao critério da sua preguiça do seu tempo.

Besos.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Um novo começo

Oi gente! Muito tempo né? Tem tanto tempo que eu até pensei em criar um novo blog, mas é melhor encarar e continuar aqui mesmo.
Bom, vamos ter mudanças pela frente, pra começar temos um novo domínio e agora a Sinhá atenderá no novo endereço: docesinha.com*, e novas seções como "Comida de Viagem", "Instangram da Semana", "Prato do Dia", entre outros que eu vou apresentar pra vocês a medida que eles forem aparecendo.Além disso o layout vai mudar, mas esse vai demorar um pouco mais pra acontecer.
Mas tudo ao seu tempo. Por enquanto, e pra me redimir um pouco, vamos ficar com uma receitinha, coisa que tá faltando por aqui, né?


Torta de Limão

Massa: usei a mesma massa de biscoito do cheesecake (que você pode ver aqui). Mas como já faz muito tempo, vai lá: 1 pct de biscoito maisena ou Maria, 1 1/2 xíc. de açúcar e 100g de manteiga ou margarina em temperatura ambiente.
Recheio: 1 lata de leite condensado
6 col. (sopa) de suco de limão
1 caixinha de creme de leite (200g, ou um pouco mais de 1/2 lata)
raspas de 1 limão
Cobertura: 3 claras
6 col. (sopa) de açúcar

- Bata os biscoitos no liqüidificador até ficar uma farinha. Misture com a manteiga e com o açúcar até ficar uma farofa pedaçuda. Aperte a farofa no fundo de uma forma de fundo removível, leve para assar até a massa dourar levemente, uns 15-20 minutos, depois de assada, reserve.
Enquanto a massa assa, misture o leite condensado e o suco de limão até virar um creme, depois junte o creme de leite e as raspas de limão. Reserve. Bata as claras com o açúcar até obter um merengue bem firme.
Recheie a massa já assada com o creme de limão e cubra com o merengue, e com as costas da colher ou com um garfo puxe o merengue para cima para formar picos, só pra ficar mais bonito. Leve ao forno novamente por uns 10 minutos até o merengue dourar. (No meu caso eu usei um maçarico mesmo.)
Leve a geladeira antes de servir e decore com mais raspinhas de limão.
Difícil vai ser não comer a torta inteira, rsrs.

Besos.

*Não se preocupem com a mudança de endereço, vocês serão encaminhadas automaticamente para ele.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails